São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALIANÇA MILITAR

Coréia do Sul quer recuperar o comando de Forças Armadas

DO FINANCIAL TIMES

A Coréia do Sul enfrenta uma controvérsia crescente diante da proposta do governo de recuperar dos EUA o comando de suas tropas em tempos de guerra. Na última semana, o presidente Roh Moo-hyun disse que já é hora de a Coréia cuidar de sua própria defesa.
Roh foi eleito numa onda de antiamericanismo e prometeu uma política externa mais independente dos EUA.
Seul cedeu o comando de suas Forças Armadas aos americanos durante a Guerra da Coréia (1950-1953), que terminou em um cessar-fogo com o Norte. Nunca houve acordo de paz e o país, tecnicamente, continua em guerra. O controle em tempos de paz voltou para Seul em 1994.
A questão divide os coreanos. O partido governista e a população mais jovem apóiam a proposta de recuperar o comando total até 2012. A oposição e grupos mais conservadores rejeitam a idéia. Segundo eles, a medida "prematura" pode pôr em risco a aliança do país com os EUA e enfraquecer o poder de dissuasão do país frente à Coréia do Norte.


Texto Anterior: Jornal oficial diz que Fidel "se levantou" e deu alguns passos
Próximo Texto: Iraque: EUA prendem 60 que seriam da Al Qaeda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.