São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal oficial diz que Fidel "se levantou" e deu alguns passos

DA REDAÇÃO

O ditador cubano Fidel Castro, afastado do poder desde o dia 31 de julho devido a uma cirurgia no intestino, "se levantou" da cama do hospital e já dá alguns passos pelo quarto, segundo declaração de um amigo, não identificado, citada pelo órgão de imprensa oficial, o "Granma".
"Um amigo conta que, há apenas algumas horas, ao visitar o comandante para despachar brevemente sobre certos assuntos, foi testemunha de uma boa notícia que, entusiasmado, resumiu numa frase: "O caguairán [árvore comum em Cuba, conhecida por sua resistência] se levantou'", afirmou o jornal, na véspera do aniversário de 80 anos de Fidel. Para marcar a data, foi publicado um amplo caderno sobre ele.
Os meios de comunicação oficiais e as autoridades do país têm repetido que a saúde de Fidel melhora a cada dia -mas não divulgam detalhes nem a causa exata da cirurgia.
Fidel Castro não aparece em público desde o dia 26. A última mensagem atribuída a ele foi divulgada em 1º de agosto e dizia que estava "estável", mas que, devido às circunstâncias, sua saúde era "segredo de Estado". Para Cuba, os EUA tramam contra o regime.
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que viajaria a Cuba para comemorar o aniversário de Fidel. "Estarei desde a noite de hoje [ontem] em Havana. Levo a Fidel um bom presente, uma boa torta, e lá estaremos celebrando os 80 anos dessa grande figura de nossa América e de nossa história", disse Chávez.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Opinião: O último silêncio do comunismo
Próximo Texto: Aliança militar: Coréia do Sul quer recuperar o comando de Forças Armadas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.