São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MURO DE BERLIM

Alemanha acha ordem para matar fugitivos do lado leste

DO "NEW YORK TIMES"

Arquivistas alemães afirmam ter encontrado a primeira prova escrita de que guardas da antiga Alemanha Oriental tinham ordens de atirar para matar qualquer pessoa tentando fugir para o lado ocidental.
O documento de sete páginas, de 1º de outubro de 1973, estava no arquivo da cidade de Magdeburg, no leste alemão. Ele contém uma ordem, não assinada, do Ministério da Segurança do Estado, conhecido como Stasi, para que seus guardas "parassem ou liqüidassem" os que tentassem cruzar a fronteira. A ordem foi dada a uma unidade especial da Stasi que trabalhava com a guarda fronteiriça em Magdeburg.
"Não hesitem em usar sua arma de fogo, mesmo quando a fronteira for rompida na companhia de mulheres e crianças, o que é uma tática usada freqüentemente pelos traidores", dizia a ordem.
De 270 a 280 pessoas foram mortas quando tentavam fugir do leste comunista entre 1961, quando o Muro de Berlim foi construído, e 1989. Dirigentes do leste sempre negaram que houvesse existido ordem de atirar para matar na fronteira. Marianne Birthler, diretora da agência oficial encarregada dos arquivos da Stasi, disse não ter dúvidas da autenticidade do documento.


Texto Anterior: Oposição argentina pede investigação de ministro
Próximo Texto: Cuba: Comemoração dos 81 anos de Fidel começa com discrição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.