UOL


São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

Powell diz que EUA não darão poder à ONU

DA REDAÇÃO

Na véspera da reunião da ONU em Genebra para debater uma nova proposta americana sobre o Iraque, o secretário de Estado Colin Powell disse que os EUA não entregarão a administração do país ao organismo.
"A ONU ainda não está pronta para lidar com isso", declarou em entrevista à TV alemã ARD. "Queremos trabalhar com a ONU, mas não podemos simplesmente ceder toda a responsabilidade e a autoridade a eles."
Mas o secretário se disse aberto a sugestões. A França e a Alemanha pediram a redução do poder político americano no Iraque como condição para contribuir com a reconstrução, enquanto a Rússia quer definir o prazo da ocupação.
Já a Índia, cujos soldados os EUA esperam, declarou que não poderá colaborar porque já está "ocupada demais com a violência na Caxemira", onde militantes islâmicos lutam pela independência de Nova Déli.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA matam oito policiais iraquianos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.