São Paulo, terça-feira, 13 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Brasileiro vai chefiar inquérito sobre a Síria

Paulo Sérgio Pinheiro foi escolhido pela ONU

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Conselho de Direitos Humanos da ONU nomeou o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro para presidir a comissão de inquérito que vai investigar violações aos direitos humanos na Síria, incluindo possíveis crimes contra a humanidade, desde o início dos protestos pró-democracia no país.
Segundo a ONU, ao menos 2.600 pessoas morreram nas manifestações que acontecem na Síria desde março devido à violenta repressão das forças de segurança do ditador Bashar Assad.
Pinheiro já atuou como investigador do Conselho em Burundi e depois em Mianmar. Ele estará acompanhado do turco Yakin Ertrk, ex-funcionário da ONU para questões de gênero, e da americana Karen AbuZayd, que atuou como chefe da agência de assistência aos refugiados palestinos (UNRWA).
O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu enviar uma missão de inquérito à Síria depois de analisar relatório do Escritório do Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH), que descreve uma série de abusos, incluindo assassinatos, detenções, desaparecimentos e tortura a crianças.
O governo brasileiro deu apoio, no mês passado, à realização da missão.
A comissão de inquérito tem prazo até final de novembro para apresentar publicamente suas conclusões.



Texto Anterior: Junta militar egípcia anuncia ordem para atirar em invasores
Próximo Texto: Vida noturna restrita sobrevive às guerras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.