UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saddam tem US$ 3 bilhões na Síria, diz "Time"

DA REDAÇÃO

A revista americana "Time" traz em seu mais recente número uma reportagem em que afirma que cerca de US$ 3 bilhões da lendária fortuna do ex-ditador Saddam Hussein estão depositados em bancos estatais sírios. A publicação, que credita a informação a um alto funcionário do governo dos EUA, afirma também que Washington quer garantir que esse dinheiro não seja usado para financiar as operações da guerrilha iraquiana.
Os EUA estariam já há meses tentando convencer o governo de Damasco a desistir desses depósitos. O tema teria sido objeto de conversa secreta entre o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e o presidente sírio, Bashar al Assad, na viagem que o americano fez a Damasco, em maio.
Oficialmente, a Síria nega a existência desses fundos, mas, privadamente, Assad teria dito que congelaria as contas. Os EUA consideram a resposta como "cooperação limitada".
As relações entre Washington e Damasco vêm se deteriorando rapidamente desde a guerra no Iraque. O presidente Bush anunciou há pouco que não vetará um projeto de lei que tramita no Congresso dos EUA e prevê sanções contra a Síria, por "apoiar o terrorismo, buscar armas de destruição em massa e ocupar o Líbano".



Texto Anterior: Iraque ocupado: Novo ataque mata ao menos 6 em Bagdá
Próximo Texto: Filipinas: Líder terrorista pode ter morrido em troca de tiros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.