São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"A mina acaba de parir", diz mulher do 1º resgatado

Escolhido por capacidade física e conhecimento técnica, Florencio Ávalos é recebido com emoção pela família

Usando óculos escuros, com a barba feita e a aparência saudável, mineiro é levado para exames preventivos

DA ENVIADA A COPIAPÓ

Blusão azul para proteger do frio do Atacama, capacete branco, Byron, 7, aguardava ansioso, à beira do buraco, a subida da Fênix 2.
Ela trazia seu pai, Florencio Ávalos, o primeiro dos mineiros resgatados ontem após 69 dias sob a terra.
No instante em que o cume da cápsula surgiu, à 0h11, Byron não se conteve. Pulou, parado no lugar. E correu apressado para abraçar o pai ao ver que a porta da gaiola foi aberta. Um abraço apertado, forte, de saudades.
Foi seguido por outros.
Porque Byron, claro, não era o único da família ali. A mulher de Ávalos, Monica, o filho mais velho, Alex, 16, os pais, Alfonso e María, e a irmã, Berta, estavam no acampamento de Copiapó havia dias. E tornaram-se celebridades momentâneas enquanto o mineiro não surgia.
"É uma honra que ele seja o primeiro a subir", repetiu durante todo o dia, Alfonso. O motivo da orgulho, o fato de o filho ter sido considerado o mais apto fisicamente e aquele com mais conhecimento técnico para encarar os problemas que poderiam surgir no primeiro resgate.
"A mina acaba de parir", disse Monica, emocionada.
De óculos escuros, barba feita e aparentando saúde, Ávalos foi colocado numa maca e levado para um hospital de campanha para uma série de exames. Cena que seria repetida por outros. Ao longo da madrugada, a mina daria à luz seus companheiros.
(LAURA CAPRIGLIONE)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Invasão da mídia cria hiperinflação no meio do deserto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.