São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

COMPASSO DE ESPERA
Contrária ao sistema antimísseis que os EUA planejam instalar na Polônia e na República Tcheca, a Rússia rejeitou ontem a última proposta dos EUA para dialogar sobre o assunto. O Kremlin, que vê no sistema ameaça ao equilíbrio de forças na Europa, sinalizou que prefere aguardar a posição de Barack Obama sobre a questão. O eleito já se disse favorável à instalação do escudo, se feita de maneira "pragmática e eficiente" em termos de custos.

VOLUNTÁRIO
O premiê da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que pode servir como mediador entre o Irã e os EUA sob Obama. Na campanha, o presidente eleito acenou com a possibilidade de dialogar com Teerã.

LIBERADOS
Connecticut começou ontem a celebrar casamentos homossexuais, depois que um juiz ordenou a efetivação de sentença da Suprema Corte estadual segundo a qual pessoas do mesmo sexo têm o direito de se casar e não apenas de celebrar uniões civis, previstas em lei local de 2005. O Estado de Massachusetts também permite o casamento gay. Decisão semelhante da Suprema Corte da Califórnia foi derrubada em referendo no dia da eleição americana, 4 de novembro.

EU TENHO UM SONHO
Uma tiragem de 1,2 milhão de exemplares falsos do "New York Times" foi distribuída ontem em Nova York, Los Angeles, San Francisco, Chicago, Filadélfia e Washington. Idéia de um grupo de ativistas progressistas, o Yes Men, o exemplar de 14 páginas tem data de 4 de julho de 2009 e "noticia" o fim da Guerra do Iraque, o julgamento de Bush por crimes de guerra, o fim do lobby empresarial, um teto de salário para executivos e o recolhimento de todos os carros a gasolina.

REUNIÃO
O vice-presidente Dick Cheney se encontra nesta noite com Joe Biden, seu sucessor. O democrata e sua mulher serão recebidos na residência oficial pelo casal Cheney.

REVEZAMENTO
Na primeira entrevista após a derrota, John McCain brincou ao ser indagado sobre o que tem feito: "Dormido como um bebê. Durmo duas horas, acordo e choro, durmo duas horas...". O senador de 72 anos se disse "pronto para concorrer de novo" em 2012.


Texto Anterior: Assessores de Clinton dominam equipes de Obama para revisar estrutura de Bush
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Juntando os cacos: Governadores buscam rumo para Partido Republicano dividido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.