São Paulo, quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JOGOS DE GUERRA

Irã testa novo modelo de míssil com alcance de 2.000 km

DO "NEW YORK TIMES", EM TEERÃ

O Irã anunciou ontem que testou com sucesso uma nova geração de mísseis terra-terra com raio de ação de 2.000 km. Um alto funcionário do governo iraniano informou que os novos mísseis seriam usados apenas para defesa, sem identificar um potencial agressor.
Segundo a TV estatal, o novo míssil, Sejil, funciona com combustível sólido e é mais preciso. O alcance alegado permitiria atacar alvos em Israel ou no golfo Pérsico.
O ministro da Defesa iraniano, Mostafa Najjar, declarou que o míssil é "muito veloz", segundo o canal estatal, pode ser produzido e armazenado "em massa" e seria fácil prepará-lo para lançamento. O lançador poderia ser removido imediatamente do local de disparo.
O Irã está envolvido em uma longa disputa com os EUA e outras potências quanto a seu programa nuclear. Os países ocidentais suspeitam que o Irã planeje desenvolver uma capacidade de mísseis nucleares, mas Teerã alega que seu programa atômico tem fins civis.
Em julho, a Guarda Revolucionária disparou, em um exercício militar, nove mísseis de até 2.000 km de alcance, segundo a TV estatal.
A capacidade desses mísseis é mencionada pelos EUA como um motivo para um escudo de defesa antimísseis no leste da Europa, projeto que enraiveceu a Rússia.
Mas, segundo Duncan Lennox, especialista britânico em mísseis iranianos, o alcance citado não permitiria ataques ao leste da Europa.
"A preocupação seria com Kuwait, Bahrein, Arábia Saudita, Israel ou qualquer país de que os iranianos não gostem na região", disse. O anúncio do teste coincide com a revelação por Teerã, na semana passada, de que helicópteros norte-americanos haviam sido avistados voando perto do espaço aéreo do país.

Tradução de PAULO MIGLIACCI



Texto Anterior: Foco: Em meio a reaproximação, governo chinês presenteia Taiwan com casal de pandas
Próximo Texto: Sudão: Bashir anuncia cessar-fogo em Darfur
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.