São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHAVISTA
CALIXTO ORTEGA


Aprendemos com os erros do socialismo

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado chavista Calixto Ortega, 56, chegou ao Congresso em 1999, no primeiro mandato de Chávez. Ele já chefiou as comissões de Hidrocarbonetos e Energia, e uma para investigar irregularidades em gestões anteriores. Em entrevista à Folha de Maracaibo, ele explica o que é o socialismo do século 21 e aonde a revolução bolivariana pretende chegar. (RJL)

 


EDUCAR PARA O CAMPO
"Precisamos educar a população para agricultura, para que o povo do campo não tenha que ir para as grandes cidades. Vamos fazer uma grande rede de ferrovias no país. Nossa rede ferroviária foi abandonada nos anos 60 pelas multinacionais, que queriam vender carros."

DIVIDIR LUCROS
"A tradição empresarial venezuelana é perniciosa. Nossas empresas privadas sempre dependeram do Estado, como cliente e como financiador. As empresas quando quebram pegam dinheiro do Estado. Então administrar mal sempre foi melhor negócio porque o dinheiro vinha fácil.
O Estado deve impor condições para ajudar. Transformar os trabalhadores em sócios e dividir os lucros."

GALINHA MAGRA
"A Cantv sempre foi propriedade do Estado. Foi vendida por um preço de galinha magra, de graça. A telefonia fixa ficou como monopólio da Cantv. O anúncio é recente, não sabemos ainda como o presidente quer fazer, mas eu digo que ter a telefonia é estratégico. Se só existe uma, que esteja com o governo.
Durante a greve da PDVSA, não tínhamos como controlar o sistema de informática da petrolífera, que era feita por empresas americanas."

BONANÇA PETROLEIRA
"Não tememos que esses investimentos públicos sejam insustentáveis. As reservas mais importantes de petróleo do mundo estão na Venezuela. Em petróleo ou gás, a Venezuela é uma referência obrigatória. Sabemos que o preço do petróleo não vai baixar. E, se algum dia baixarem os preços, vamos ter nossa produção de alimentos, nossas ferrovias para transportá-los. Os venezuelanos pobres estarão integrados à economia através das cooperativas."

MULTINACIONAIS
"O presidente utiliza o termo desenvolvimento endógeno porque há diversas áreas de alta potencialidade que estão abandonadas na Venezuela. Temos que importar o que comemos, apesar de termos terras férteis e sol o ano inteiro. Precisamos de soberania alimentar. Queremos parcerias com empresas estrangeiras, mas com transferência de tecnologia. A Odebrecht está desenvolvendo a irrigação da planície de Maracaibo, no meu Estado, Zulia. Essas parcerias são bem-vindas."

SOCIALISMO 21
"O socialismo do século 21 é uma proposta nova. Aprendemos com os ensinamentos e também com os erros do socialismo dos séculos 19 e 20.
Estamos criando algo novo, adaptado à idiossincrasia venezuelana. Vamos respeitar a iniciativa privada, a propriedade privada. E a liberdade de imprensa e de expressão, e os valores cristãos, dentro da doutrina bolivariana."

GOLPE E SEXO
"A RCTV apoiou o golpe contra Chávez, não só o critica, mas desconhece nossas autoridades. Além disso, faz propaganda subliminar para enganar o telespectador, põe imagens sexuais em horários impróprios. Nos EUA, fechariam emissoras pelos mesmos motivos."


Texto Anterior: O que Chávez quer
Próximo Texto: O opositor - Maxim Ross: Governo repete os anos 70, que terminaram mal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.