São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOLÍVIA

Governador opositor desiste de referendo sobre autonomia

DA REDAÇÃO

Após cinco dias de violentos protestos detonados por sua decisão de convocar um referendo pela autonomia do Estado boliviano de Cochabamba, o governador Manfred Reyes Villa desistiu, na noite de anteontem, da consulta popular. Apesar do cancelamento, os manifestantes que pedem a renúncia de Reyes Villa prometeram ontem manter os protestos.
As manifestações culminaram na quinta-feira em um confronto entre simpatizantes do presidente Evo Morales com apoiadores de Reyes Villa que deixou dois mortos e 130 feridos.
"[Usar] o referendo sobre autonomia para pedir a renúncia do governador foi uma desculpa mal entendida pelo governo", disse Carlos Salinas, assessor do governo.
A decisão de cancelar o referendo -seria o segundo sobre o tema desde julho, quando o "sim" à autonomia venceu em 4 dos 9 Estados, mas não em Cochabamba- foi tomada após reunião entre Reyes Villa e o cardeal Julio Terrazas em Santa Cruz.
Os dois negociarão em Cochabamba com o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, uma solução para o conflito que parou a cidade.


Com agências internacionais


Texto Anterior: [!] Foco: Em NY, briga no gel serve de terapia para mulheres e diversão para homens
Próximo Texto: Japão: Terremoto gera temor de tsunami
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.