São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Bush ordenou ataque contra consulado do Irã

DA REDAÇÃO

A invasão, nesta semana, de um consulado do Irã no Iraque foi autorizada pelo presidente George W. Bush, afirmou a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, em entrevista ao jornal "The New York Times", na sexta-feira, antes de partir em viagem ao Oriente Médio.
Segundo ela, Bush ordenou uma ofensiva há meses, depois de ver um crescimento das atividades iranianas no Iraque "e uma crescente letalidade no que estão produzindo".
Na quinta, forças americanas prenderam cinco iranianos em um escritório na cidade de Irbil, norte do Iraque. Segundo agências de notícias e o governo iraniano, tratava-se de um consulado. O governo americano nega. Os detidos, que tem passaporte diplomático, serão investigados por atividades ilegais ou terroristas.
O chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki, pediu ao Iraque que assegure a liberdade dos cinco iranianos: "As atividades ilegais e aventurosas dos EUA devem ser paradas".
Os EUA acusam o Irã de interferir no Iraque fornecendo armas e treinamento para xiitas. "Não acho que algum governo deixaria iranianos controlarem redes que fazem aparatos explosivos usados para matar os seus soldados", disse Rice à BBC.
Ontem, a senadora democrata Hillary Clinton, possível presidenciável, chegou ao país para reuniões com oficiais americanos e iraquianos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ingerência é maior problema iraquiano, diz analista
Próximo Texto: Somália: Parlamento declara estado de emergência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.