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Acidente é o primeiro com vítimas de uma aeronave Dash 8 Q400
DE NOVA YORK
A queda do Dash 8 Q400 em
Buffalo é o primeiro acidente
fatal conhecido com aeronaves
deste modelo. Até esta semana,
os problemas mais sérios reportados com o Q400, com capacidade para até 78 passageiros, estavam relacionados a falhas no trem de pouso.
Segundo a fabricante, a canadense Bombardier, já foram
vendidas 347 aeronaves do tipo
no mundo -cerca de um quarto nos EUA- ao preço aproximado de US$ 26 milhões.
A Administração de Aviação
Federal americana contabiliza
hoje 62 aviões Q400 registrados para operação no país.
O presidente da Associação
de Linhas Aéreas Regionais
(RAA) dos EUA, Roger Cohen,
defendeu o modelo. "Essa é a
versão mais avançada e moderna dos Dash 8 e é cada vez mais
popular", disse à Folha. "É um
avião sensacional."
O Dash 8 Q400 é um turbo-hélice de transporte regional
com velocidade de cruzeiro
máxima de 667 km/h. É muito
usado para voos curtos, graças
ao baixo gasto de combustíveis
em comparação com jatos.
A letra Q, de Q400, vem de
"quiet" (silencioso): segundo a
Bombardier, a aeronave tem
um sistema de supressão de
ruído e de vibrações.
A aeronave acidentada anteontem tinha menos de um
ano e aproximadamente 1.500
horas de voo, afirmou à rede
CNN Kieran Daly, especialista
em aviação. Daly disse que, enquanto todas as aeronaves tem
algum sistema contra gelo, as
respostas são diferentes e
aviões menores, principalmente com turbopropulsores, podem ter problemas.
As Scandinavian Airlines desistiu do Dash 8 depois de três
acidentes em aterrissagens durante um período de dois meses em 2007 por causa de falhas no trem de pouso. Nenhum dos episódios resultou
em mortes.
(AM)
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