São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2009

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Acidente é o primeiro com vítimas de uma aeronave Dash 8 Q400

DE NOVA YORK

A queda do Dash 8 Q400 em Buffalo é o primeiro acidente fatal conhecido com aeronaves deste modelo. Até esta semana, os problemas mais sérios reportados com o Q400, com capacidade para até 78 passageiros, estavam relacionados a falhas no trem de pouso.
Segundo a fabricante, a canadense Bombardier, já foram vendidas 347 aeronaves do tipo no mundo -cerca de um quarto nos EUA- ao preço aproximado de US$ 26 milhões.
A Administração de Aviação Federal americana contabiliza hoje 62 aviões Q400 registrados para operação no país.
O presidente da Associação de Linhas Aéreas Regionais (RAA) dos EUA, Roger Cohen, defendeu o modelo. "Essa é a versão mais avançada e moderna dos Dash 8 e é cada vez mais popular", disse à Folha. "É um avião sensacional."
O Dash 8 Q400 é um turbo-hélice de transporte regional com velocidade de cruzeiro máxima de 667 km/h. É muito usado para voos curtos, graças ao baixo gasto de combustíveis em comparação com jatos.
A letra Q, de Q400, vem de "quiet" (silencioso): segundo a Bombardier, a aeronave tem um sistema de supressão de ruído e de vibrações.
A aeronave acidentada anteontem tinha menos de um ano e aproximadamente 1.500 horas de voo, afirmou à rede CNN Kieran Daly, especialista em aviação. Daly disse que, enquanto todas as aeronaves tem algum sistema contra gelo, as respostas são diferentes e aviões menores, principalmente com turbopropulsores, podem ter problemas.
As Scandinavian Airlines desistiu do Dash 8 depois de três acidentes em aterrissagens durante um período de dois meses em 2007 por causa de falhas no trem de pouso. Nenhum dos episódios resultou em mortes. (AM)


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