São Paulo, sábado, 14 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Mulher-bomba mata 40 em rota de peregrinos no Iraque

DA REUTERS

No atentado mais mortífero do ano até agora no Iraque, uma mulher-bomba atacou um grupo de peregrinos e deixou ao menos 40 mortos e mais de 70 feridos. Foi o terceiro dia seguido de ataques contra xiitas no país.
As vítimas estavam a 60 km de Bagdá, na rota do Arbain, importante celebração xiita. A suicida detonou explosivos em uma tenda com mulheres e crianças.
As peregrinações xiitas têm atraído milhões desde o fim do regime do sunita Saddam Hussein, que reprimia a maioria islâmica rival, em 2003. Mas as multidões viraram alvo de extremistas.
Especialistas alertam que os ataques podem ser uma estratégia para enfraquecer o premiê Nuri al Maliki. A violência sectária no Iraque vinha caindo, o que beneficiou o governo nas eleições regionais de janeiro -quando a plataforma moderada de Maliki triunfou em 9 das 14 Províncias que votaram.


Texto Anterior: Conservadores rejeitam novo tom com os EUA
Próximo Texto: Sri Lanka confina minoria tâmil em campos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.