São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para o "NYT", EUA esnobam Argentina

DA REDAÇÃO

Assim como aconteceu no ano passado durante a visita do presidente George W. Bush à América Latina, a secretária de Estado não incluiu a Argentina no itinerário da visita de dois dias. Segundo reportagem de ontem do jornal "The New York Times", isso mostra a "decepção" que tem sido para Washington a presidente Cristina Kirchner.
Diz o "Times" que o governo de Cristina desapontou ao "continuar a estreitar laços com Chávez, enquanto acusa os EUA de motivação política na investigações sobre suspeitos de US$ 800 mil em doações secretas da Venezuela a Kirchner".
No que ficou conhecido como "escândalo da mala", o americano-venezuelano Guido Antonini Wilson foi flagrado com uma mala de US$ 800 mil após desembarcar em Buenos Aires de avião fretado por uma estatal argentina que vinha de Caracas em 4 de agosto do ano passado.
Ele foi solto e acusado de infração alfandegária, mas processado nos EUA, onde vive, por supostamente atuar no país como agente do governo venezuelano. Outras quatro pessoas também foram acusadas no processo.
Peter Hakim, do centro de estudos Inter-American Dialogue, disse ao jornal que "os EUA estão claramente esnobando a Argentina".


Texto Anterior: Nova fase: Chávez acerta com Uribe ação para barrar "grupos violentos"
Próximo Texto: Em encontro, Lula defende organismo de mediação de conflitos na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.