São Paulo, sábado, 14 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA DO SUL

Chile reforma ministério em meio a polêmica com o Peru

DA FRANCE PRESSE

A presidente chilena, Michelle Bachelet, anunciou anteontem mudanças em importantes ministérios, a um ano do final de seu mandato e em meio a disputas comerciais e territoriais com o vizinho Peru.
Seu chanceler desde 2006, Alejandro Foxley, renunciou alegando razões pessoais. Foi substituído pelo embaixador nos EUA, Mariano Fernández. E o ministro da Defesa, José Goñi, foi trocado pelo porta-voz Francisco Vidal e nomeado embaixador em Washington.
Pouco antes, ambos os ministros haviam entrado em polêmica com o Peru. Foxley disse que alguns políticos da oposição peruana estão "fincados no século 19", por rejeitarem um tratado de livre comércio bilateral, que vigora desde 1º de março.
E Goñi havia se oposto à retomada do "mecanismo 2+2", uma reunião entre ministros e chanceleres dos dois países. Ante a troca de ministérios, o premiê peruano, Yehude Simón, declarou que os dois ministros, "em vez de integrarem os dois povos, produzem diferenças" e que a saída de ambos "ajuda as relações bilaterais" -provocando reação de Bachelet, que pediu "respeito às decisões governamentais".
A troca ministerial não deve alterar as relações bilaterais, segundo Santiago.
Os países têm pendente uma disputa sobre a fronteira marítima, que chegou à Corte de Haia (Holanda). No dia 20, o Peru se apresentará ante o tribunal. Santiago defende que a fronteira marítima bilateral já foi delimitada por tratados da década de 1950; Lima diz que tais acordos são só pesqueiros. Os países se enfrentaram em uma guerra em 1879, quando o Chile anexou partes dos territórios de Peru e Bolívia.


Texto Anterior: Vizinhos: Hillary fará visita de apoio ao México
Próximo Texto: Obama bane termo "combatente inimigo"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.