São Paulo, quarta-feira, 14 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo líder da Al Qaeda promete dar continuidade a atentados

DA REDAÇÃO

Um comunicado atribuído ao novo líder da Al Qaeda no Iraque e divulgado ontem na internet afirma que a morte de seu antecessor, Abu Musab al Zarqawi, não diminuirá os ataques do grupo terrorista contra as tropas americanas e seus "aliados iraquianos". Zarqawi morreu na última quarta, em um bombardeio dos EUA.
Abu Hamza al Muhajirin, o novo líder, promete vingar Zarqawi com "terríveis ataques nos próximos dias". "A vocês, cruzados [americanos e seus aliados], o que acontecerá nos próximos dias deixará o cabelo de suas crianças branco: batalhas que vão revelar a falsidade de [seu] poder, a covardia de seus soldados e suas mentiras."
O comunicado, divulgado num site que promove mensagens de militantes islâmicos, tem o símbolo negro da Al Qaeda no Iraque. Sua autenticidade, porém, não foi comprovada.
Muhajirin se dirige diretamente ao líder da Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden, dizendo que o grupo terrorista "espera seu sinal". "Estamos sob as suas ordens", afirma.
O objetivo da série de ataques iniciada por Zarqawi, que já deixou centenas de mortos desde 2004, é alimentar uma guerra civil entre a minoria árabe sunita, que perdeu o poder após a queda de Saddam Hussein, e a maioria árabe xiita.
"Não é segredo a ferocidade da batalha entre os soldados do que é certo [Al Qaeda] e os soldados do errado", diz o terrorista, em uma alusão invertida à retórica do presidente americano, George W. Bush.
Especialistas acreditam que Muhajirin não seja iraquiano, mas pouco se sabe a seu respeito. Há a possibilidade de que seja apenas um pseudônimo -o nome significa "estrangeiro".

Novos atentados
Atentados a bomba mataram 14 pessoas ontem em Kirkuk (norte), numa aparente ação da Al Qaeda. Num dos ataques, um carro-bomba feriu um oficial da polícia iraquiana e matou seu guarda-costas. Quando a polícia e militares dos EUA chegaram ao local, um homem-bomba acionou seus explosivos, matando dez civis.


Com agências internacionais

Texto Anterior: A viagem secreta de Bush ao Iraque
Próximo Texto: Foco: Para escolher candidatos jovens, partido russo faz gincana e festa na praia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.