UOL


São Paulo, segunda-feira, 14 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHINA

Terceira manifestação neste mês no território chinês reúne 20 mil pessoas

Ato em Hong Kong exige eleições

DA REDAÇÃO

Cerca de 20 mil pessoas participaram ontem do terceiro grande protesto em Hong Kong neste mês. Os objetivos agora foram a renúncia do administrador Tung Chee-hwa e o direito de eleger o governo do território.
A crise começou com uma manifestação no dia 1º que reuniu cerca de 500 mil pessoas para protestar contra o projeto da lei anti-subversão, que prevê penas de prisão perpétua para crimes como subversão, traição e secessão.
Diante da pressão, Tung recuou em alguns pontos da proposta e adiou o cronograma de aprovação. O governo chinês também enviou representantes ao território para acompanhar o caso.
O lemas de ontem foram "Devolva o poder aos cidadãos" e "Tung Chee-hwa renuncie". A Constituição da ex-colônia britânica reincorporada à China em 1997 prevê eleições a partir de 2007, mas não define a data.
O protesto foi organizado pela entidade Rede de Desenvolvimento Democrático e por cerca de 30 grupos religiosos e civis.


Texto Anterior: Irã: Khatami manda apurar morte de jornalista do Canadá presa em Teerã
Próximo Texto: Panorâmica - Tchetchênia: Ataques matam pelo menos 12 soldados russos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.