São Paulo, sábado, 14 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO NUCLEAR

Irã permitirá inspeção de reator pela AIEA

DA REDAÇÃO

A AIEA, agência atômica da ONU, anunciou ontem que o governo iraniano permitirá inspeções em um reator em construção na usina de Arak, o qual produzirá água pesada.
O acordo, fechado nesta semana em Teerã, indica uma disposição do Irã de diminuir a tensão causada pela insistência em manter ativo seu programa nuclear. Embora o governo iraniano afirme que pretende apenas desenvolver uma fonte de energia alternativa, os EUA e a União Européia receiam que o país esteja tentando produzir armas nucleares. A ONU já impôs duas levas de sanções econômicas ao país do Oriente Médio, e uma terceira está sendo estudada.
O reator de Arak, cuja previsão de finalização é para 2009, produzirá como subproduto da água pesada o plutônio, que pode, como o urânio enriquecido, ser usado em ogivas nucleares.


Texto Anterior: França busca conciliação política libanesa
Próximo Texto: Palestinos: Novo governo assume no lugar do emergencial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.