São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel pode sair de Golã, afirma chefe militar

DA ASSOCIATED PRESS

O comandante do Exército israelense disse em uma entrevista publicada ontem que Israel pode deixar as colinas de Golã para selar um acordo de paz com a Síria. Não ficou claro, no entanto, se o general Moshe Yaalon estava apenas dando sua opinião pessoal ou se falava de uma proposta oficial do governo israelense.
Assessores do premiê Ariel Sharon se recusaram a comentar a entrevista do chefe do Estado-Maior do Exército, cujas declarações já provocaram controvérsias no passado. Autoridades sírias aparentemente também não deram atenção à declaração.
"Se você me perguntar, teoricamente, se podemos chegar a um acordo com a Síria, minha resposta é que é possível, de um ponto de vista militar, obtê-lo desistindo das colinas de Golã", afirmou Yaalon ao "Yediot Ahronot".
Damasco exige a devolução de Golã, conquistada por Israel na Guerra dos Seis Dias (1967) e anexada em 1981, para negociar a paz.

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Governo interino discute trégua com clérigo radical, que exige renúncia
Próximo Texto: Panorâmica - Igreja: Papa vai a Lourdes sob forte segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.