São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DAGUESTÃO
Premiê fala em grande ofensiva
Rússia ameaça com ação na Tchetchênia

das agências internacionais

O premiê interino da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou ontem realizar operações militares no território da Tchetchênia durante a ofensiva em curso contra os rebeldes separatistas do Daguestão.
O motivo é que a Tchetchênia estaria servindo de base para os rebeldes que pretendem criar um Estado islâmico independente no Daguestão.
"A Tchechênia faz parte do território russo e os ataques ocorrerão onde quer que se encontrem os combatentes", disse Putin.
"Se a Rússia bombardear a Tchetchênia, será o fim da carreira de Putin", disse o porta-voz da Presidência da Tchetchênia, Maierbek Vachagaiev.
Localizado na região do Cáucaso (sul do país), o Daguestão é uma República de maioria islâmica que faz parte da Federação Russa. Os conflitos na região se intensificaram durante o último fim-de-semana, quando rebeldes islâmicos ocuparam pelo menos três aldeias numa região montanhosa próxima à fronteira com a Tchetchênia.
Este é o conflito interno mais grave que a Rússia enfrenta desde a guerra da Tchetchênia (94-96), quando ao menos 40 mil pessoas morreram. O conflito na Tchetchênia foi encerrado com um acordo de paz, que, embora não tenha concedido independência à região, significou o fim da influência administrativa russa.
Mas o conflito no Daguestão pode se ampliar para a Tchetchênia, pois o líder rebelde da guerra tchetchena, Shamil Besaiev, assumiu o comando das operações dos separatistas daguestaneses.
Vladimir Putin, que foi indicado para o cargo de premiê pelo presidente Boris Ieltsin na última segunda-feira, anunciou ontem uma grande ofensiva contra os rebeldes do Daguestão.
"Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para colocar ordem no Daguestão o quanto antes", disse. Segundo os russos, os separatistas islâmicos são cerca de 1.200. Os rebeldes afirmam ter mais de 3.000 combatentes.


Texto Anterior: Indústria do sequestro não poupa nem cachorro
Próximo Texto: Venezuela: Chávez reclama de "campanha externa"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.