São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÂNICO

Três homens são presos após fazerem comentários "alarmantes", que podem ter sido piada

Alerta de terror fecha estrada da Flórida

DA REDAÇÃO

Três homens em dois carros foram detidos ontem em uma estrada no sul da Flórida por suspeita de planejar um ataque terrorista. Mas, à noite, autoridades disseram que tudo pode ter sido "uma brincadeira".
Os carros foram parados após uma mulher em um restaurante de Calhoun (Geórgia) relatar ter ouvido três homens de aparência árabe fazendo comentários "alarmantes", segundo Mickey Lloyd, do Departamento de Segurança Pública da Geórgia.
Segundo Eunice Stone, um dos homens disse: "Bem, se eles estão tristes pelo 11 de setembro, imagine o que vão sentir em 13 de setembro". Ela afirmou que os homens falaram sobre ir a Miami e "derrubá-la".
"O que ela relatou levaria uma pessoa razoável a crer que um ato criminoso estivesse para acontecer", disse Vernon Keenan, diretor do Birô de Investigação da Geórgia. Mais tarde, o xerife do Condado de Collier, Don Hunter, disse que os comentários poderiam ter sido apenas uma piada. "Se isso era uma brincadeira, eles serão formalmente acusados", disse.
Uma fonte policial afirmou que os detidos estudavam medicina na Universidade Ross, em Dominica, e estavam a caminho do hospital Larkin, em Miami, onde receberiam treinamento.
"Parece que não há uma ameaça terrorista", disse o governador da Flórida, Jeb Bush. "Mas, nessa época de vigilância intensificada, é importante mostrar que esse sistema funciona."
Uma fonte policial em Washington identificou as nacionalidades dos homens como jordaniana, iraniana e paquistanesa e disse que ao menos dois deles são naturalizados americanos.
Os carros foram parados ontem de manhã na rodovia interestadual 75 depois que a polícia da Geórgia emitiu um alerta baseado no relato de Stone, e um dos carros foi visto passando por um pedágio sem pagar a taxa, disseram autoridades.
A polícia bloqueara à 1h (2h em Brasília) um trecho de 32 km conhecido como Alligator Alley e que liga Naples a Miami.
Cachorros farejadores treinados para identificar explosivos deram sinal aos policiais de terem sentido o cheiro de algo nos carros, mas nada foi achado. Autoridades explodiram uma mochila tirada de um dos carros.
Os EUA elevaram nesta semana o alerta terrorista no país para o segundo nível mais alto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra sem limites: Paquistão prende suspeito do 11 de setembro
Próximo Texto: Europa: Ministros da UE apóiam a expulsão de imigrantes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.