São Paulo, terça-feira, 14 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Candidatos discutem armas e saúde

Kerry e Bush trocam ataques na campanha

DA REDAÇÃO

A campanha à Presidência dos EUA teve um dia agitado ontem com a troca de ataques entre o senador John Kerry e o presidente George W. Bush. O democrata criticou seu rival por suas posições quanto à Coréia do Norte e à liberação da venda de armas pesadas, enquanto que Bush bombardeou a proposta de Kerry para a reforma do sistema de saúde.
O candidato democrata, que vinha sendo criticado por colegas de partido de estar reagindo passivamente aos ataques de Bush, tomou a iniciativa de telefonar no domingo para o jornal "New York Times". Kerry disse que Bush permitiu que um "pesadelo nuclear" se desenvolvesse ao adotar a política de não negociar diretamente com a Coréia do Norte.
O secretário de Estado, Colin Powell, e a assessora de Segurança Nacional Condoleezza Rice rebateram, dizendo que os EUA têm mais chances de impedir o teste de uma bomba nuclear norte-coreana com conversas multilaterais -que envolvem ainda China, Rússia, Coréia do Sul e Japão.
A Coréia do Norte anunciou que a gigantesca explosão ocorrida na quinta-feira -que levantou suspeitas de ter sido um teste nuclear- foi a demolição de uma montanha para permitir a construção de uma usina hidrelétrica.
Em discurso em Washington, Kerry também afirmou que Bush cedeu ao lobby de "amigos poderosos" ao não procurar impedir o fim do veto à venda de 19 tipos de armas semi-automáticas. A Casa Branca disse que esse era "mais um falso ataque" de Kerry.
Em Michigan, Bush usou uma mesma palavra empregada por Kerry ("pesadelo") para definir a proposta do democrata para a reforma da saúde pública. Segundo o presidente, o projeto democrata para ampliar o serviço de saúde vai custar ao país US$ 1,5 trilhão na próxima década. A campanha de Kerry respondeu afirmando que os custos da saúde subiram 64% no atual governo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Presidente mina democracia russa, diz analista
Próximo Texto: Homem-morcego ou homem-aranha?: "Batman" invade Palácio de Buckingham
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.