São Paulo, segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

VENEZUELA

Chávez anuncia programa nuclear em parceria com russos

DA EFE

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou ontem que desenvolve um projeto nuclear pacífico com apoio da Rússia e disse que o governo de Dmitri Medvedev ofereceu crédito de US$ 2,2 bilhões a Caracas para compra de armamentos.
Em seu programa dominical "Alô Presidente", Chávez afirmou que foram comprados 92 tanques T-72 e "um poderoso sistema antiaéreo" com um número não divulgado de mísseis "reativos" a partir do crédito disponibilizado pelo governo russo.
A negociação se concretizou na semana passada, quando Chávez viajou a Moscou e se encontrou com o presidente Medvedev e com o premiê, Vladimir Putin. Além de receber garantias dos russos no fornecimento de armas, Chávez retribui o gesto com o reconhecimento da autonomia da Ossétia do Sul e da Abkházia, territórios rebeldes da Geórgia apoiados pela Rússia.
Desde que escolheu os russos como parceiros estratégicos, Chávez comprou do país 24 caças Sukhoi, helicópteros e 100 mil fuzis, por aproximados US$ 3 bilhões.
Sobre seu projeto nuclear, o venezuelano disse que espera acusações internacionais de que pretende desenvolver a bomba atômica, mas que o convênio que foi firmado com a Rússia se refere à cooperação entre ambos os países para o uso de energia nuclear com fins pacíficos.


Texto Anterior: Merkel defende aliança com direita em debate na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.