São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RELIGIÃO

Papa pede a imigrantes que se assimilem

DA REDAÇÃO

Em sermão proferido ontem, dia mundial dos imigrantes e refugiados, o Papa Bento 16 pediu aos imigrantes que respeitem as leis e a cultura dos países onde se encontram.
"Apenas o respeito pela dignidade humana de todos os imigrantes e o reconhecimento pelos imigrantes dos valores da sociedade onde se encontram podem fazer com que essas famílias sejam integradas", disse o papa. A frase pode ser entendida como uma referência às crescentes turbulências entre os europeus cristãos e os imigrantes islâmicos, cada vez mais visíveis em países como Reino Unido, Alemanha e França.
O pontífice também disse que os mais de 200 milhões de imigrantes em todo o mundo devem ser vistos "mais como recurso do que como um problema".
Aos peregrinos na praça São Pedro, no Vaticano, durante o tradicional Angelus de domingo, o papa afirmou que as famílias de imigrantes -especialmente mulheres e crianças- devem receber assistência legislativa, legal e prática para legalizarem sua situação, assim como cuidados sociais e pastorais nos países receptores.
O sumo pontífice citou o drama da Sagrada Família, que, segundo ele, mostrou as dolorosas condições de tantos imigrantes, refugiados, exilados, expatriados e perseguidos. De acordo com Bento 16, as dificuldades da família imigrante englobam humilhações e fragilidades.


Com agências internacionais


Texto Anterior: As políticas do candidato Sarkozy
Próximo Texto: Iraque: Assessor da Casa Branca diz que "é preciso lidar com o Irã"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.