São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE

Assessor da Casa Branca diz que "é preciso lidar com o Irã"

DA REDAÇÃO

A Casa Branca disse ontem que os iranianos estão contribuindo para a insurgência no Iraque e que os EUA têm autoridade para persegui-los, já que eles estão colocando pessoas em risco.
"Precisamos lidar com o que o Irã está fazendo dentro do Iraque", afirmou o assessor de Segurança Nacional, Stephen Hadley. De acordo com o vice-presidente, Dick Cheney, "o Irã está pescando nas águas turbulentas do Iraque". E completou: "Não os queremos fazendo nada que possa desestabilizar a situação dentro do Iraque". Militares norte-americanos em Bagdá disseram que os cinco iranianos presos no norte do país na última quinta, que têm passaporte diplomático, estão ligados à Guarda Revolucionária e enviam armas a insurgentes no Iraque.
O governo iraniano nega o envolvimento dos combatentes detidos com financiamento e fornecimento de armas aos insurgentes iraquianos e exige que sejam soltos. Segundo Teerã, eles foram presos dentro de um prédio que seria o consulado do Irã em Irbil. Washington nega.
Hadley não deixou claro se forças norte-americanas se moverão para as fronteiras. Ressaltou apenas que a prioridade é o que acontece dentro do Iraque. "O cruzamento de fronteiras envolve problemas legais. Pretendemos lidar com isso interrompendo atividades no Iraque apoiadas pelo Irã", disse.
Resoluções aprovadas pelo presidente George W. Bush contra iranianos no Iraque são parte dos esforços para confrontar a agressão de Teerã, disse a secretária de Estado Condoleezza Rice, no sábado, em Jerusalém.
George W. Bush revisou sua estratégia de guerra, que agora tem por objetivo isolar o Irã e a Síria. O presidente acusou ambas as nações de não fazerem o suficiente para impedir terroristas de cruzarem suas fronteiras.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Religião: Papa pede a imigrantes que se assimilem
Próximo Texto: Palestinos: Rice promete maior ação dos EUA por paz no Oriente Médio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.