UOL


São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Farc derrubam avião dos EUA; 3 ocupantes somem

DA FRANCE PRESSE

Um avião do governo americano, encontrado carbonizado anteontem no sul da Colômbia com dois mortos, teria sido derrubado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionários da Colômbia), e três de seus ocupantes -dois americanos e um colombiano- teriam sido sequestrados, segundo fontes ligadas às investigações.
O Cessna monomotor, que realizava missão de inteligência no contexto da colaboração antidrogas entre os governos dos EUA e da Colômbia, teria sido alvejado a cerca de 600 km de Bogotá, quando sobrevoava o Departamento de Caquetá, região com forte presença do grupo guerrilheiro mais importante do país.
Havia cinco pessoas no avião -quatro americanos e um colombiano. Os corpos seriam de dois americanos e apresentavam marcas de bala. Os outros três ocupantes desapareceram e podem ter sido sequestrados.
A Embaixada dos EUA não confirmou nem desmentiu as informações. "Estamos muito preocupados, mas não podemos dizer mais nada", afirmou.
Segundo comunicado das forças militares colombianas, o avião cumpria "missão de inteligência, de acordo com os convênios de cooperação mútua entre os EUA e a Colômbia". O governo americano já destinou mais de US$ 2 bilhões para o Plano Colômbia.
Inicialmente, o plano era destinado a combater apenas o narcotráfico, mas o governo Bush o ampliou para ajudar a Colômbia a lutar também contra os grupos subversivos que, segundo os EUA, têm ligações com os narcotraficantes. Há cerca de 500 assessores militares e 300 civis americanos atualmente na Colômbia.


Texto Anterior: Colômbia: Explosão mata 18 em cidade que Uribe visitaria hoje
Próximo Texto: Panorâmica - Bolívia: Policiais rebelados voltam ao trabalho após protestos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.