São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta comida, combustível e água em Sendai

EVERTHON TOBACE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
EM SENDAI (JAPÃO)


Depois de ser arrasada pelas ondas gigantes, Sendai deve ser atingida em breve por um segundo tsunami. Desta vez, do caos.
Faltam água, comida, energia elétrica, combustível e o frio continua intenso na capital da província de Miyagi -próximo do epicentro do maior terremoto já registrado na história do Japão.
Há motoristas esperando há dois dias na fila dos postos, sem previsão de conseguir ao menos alguns litros de gasolina.
Na manhã de ontem, filas se formaram nas portas de lojas de conveniência e supermercados. Mas, há limite de compras por pessoa.
Num dos maiores pontos comerciais de Sendai, cerca de 2.000 pessoas esperavam a vez para levar para casa alguns mantimentos.
Nos pontos onde há energia elétrica, tomadas extras foram instaladas para que os moradores recarreguem telefones celulares. Em vários partes da cidade, houve distribuição de alimentos, querosene e roupas de inverno.
Nos abrigos montados pelo governo, voluntários preparam grandes quantidades de refeições para os desabrigados, mas há risco de que a matéria-prima acabe.
Províncias não afetadas pelo terremoto enviam ajuda para Sendai e região. Ajuda humanitária de outros países também não para de chegar.
Mesmo assim, ainda parece ser pouco para atender a tantos necessitados.


Texto Anterior: Menina de 4 meses é achada na lama depois de três dias
Próximo Texto: Dificuldades só crescem no caminho para o norte
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.