São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTRANHOS NO PARAÍSO

Preocupado, Fox telefona para Bush e discute colocar militares na fronteira
O presidente do México, Vicente Fox, telefonou ontem para seu colega George W. Bush a fim de manifestar preocupações com o plano americano de militarizar a fronteira com seu país. Conforme divulgou o gabinete de Fox, Bush disse ao colega que estuda enviar membros da Guarda Nacional à fronteira sul, mas não do Exército, o que não significaria "militarização". O líder americano disse ainda que a medida é "temporária" e visa aumentar a segurança.
Segundo funcionários da Defesa, de 3.500 a 10 mil homens da Guarda Nacional seriam destacados para a fronteira, que tem cerca de 3.200 Km, para impedir a imigração ilegal. Em 2005, a patrulha prendeu 1,2 milhão de pessoas que tentavam cruzar a fronteira mexicana. Estima-se que 500 mil tenham fugido.
Hoje Bush discursa sobre imigração e segurança fronteiriça, dando fôlego a um debate no Congresso, no qual defende a absorção parcial dos imigrantes ilegais e um programa de trabalho temporário.


Texto Anterior: Argentina: Menem quer disputar sucessão de Kirchner
Próximo Texto: Missão no Caribe: Préval toma posse no Haiti e pede diálogo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.