São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MISSÃO NO CARIBE

Préval toma posse no Haiti e pede diálogo
René Préval, 63, o único presidente eleito do Haiti que chegou ao fim de um mandato de cinco anos (1996-2001), assumiu ontem o governo do país após um conturbado período de transição que se arrasta desde fevereiro de 2004, quando o então presidente Jean-Bertrand Aristide deixou o poder sob pressão popular.
A expectativa é que com a posse de Préval as forças de paz da ONU, sob o comando do Brasil, possam paulatinamente começar a deixar o país.
"Precisamos alcançar a paz pelo diálogo, para que decidamos juntos aonde queremos ir", disse o novo presidente em seu discurso de posse a um Parlamento lotado de deputados recém-eleitos e representantes estrangeiros. "Se não conversarmos, apenas brigaremos. Não haverá paz."
Eleito em 7 de fevereiro, Préval só foi declarado vitorioso após intervenção do governo brasileiro para evitar um recrudescimento da violência.


Texto Anterior: Estranhos no paraíso: Preocupado, Fox telefona para Bush e discute colocar militares na fronteira
Próximo Texto: Eixo do mal: Irã rejeita oferta da UE para questão nuclear
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.