São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hillary expõe descrença em sucesso do Brasil

DA REDAÇÃO

Em Washington, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reafirmou seu ceticismo em relação à iniciativa do presidente Lula de convencer Teerã a fechar acordo nuclear durante a visita oficial que fará neste fim de semana.
Para Hillary, "o intercâmbio que houve entre o presidente Lula e o presidente [Dmitri] Medvedev em Moscou ilustrou a montanha que os brasileiros estão tentando escalar".
"Eu disse para meus colegas nas muitas capitais do mundo que acredito que ele [Lula] não receberá dos iranianos nenhuma reação séria antes da ação do Conselho de Segurança [da ONU]", afirmou.
Hillary informou que as negociações entre os cinco membros permanentes do conselho e a Alemanha sobre a formulação das novas sanções ao controverso programa nuclear iraniano "avançam todos os dias".
Ontem, ela revelou avaliar, a partir de uma conversa que teve com Dai Bingguo, conselheiro de Estado chinês, que o país cederá às demais potências na aprovação de nova resolução.
"Essa é a maior prioridade não apenas para os EUA mas também para muitos dos nossos parceiros e aliados."
De acordo com a secretária americana, a intransigência demonstrada pelo Irã na questão nuclear é o principal argumento em favor das represálias.
"Cada etapa demonstra claramente para o mundo que o Irã não participa da arena internacional do modo como pedimos e continua desenvolvendo seu programa nuclear."
As declarações foram feitas numa entrevista concedida ao lado do recém-empossado ministro do Exterior britânico, William Hague. O Reino Unido também defende novas sanções contra o Irã.
Em Viena, a AIEA (agência atômica da ONU) afirmou ontem que o Irã instalou um equipamento que aumenta a quantidade de urânio enriquecido produzido a partir de uma determinada porção de material bruto, o que poderia acelerar a obtenção de uma bomba.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Falha na tradução minimiza gafe de Lula em Moscou
Próximo Texto: Clóvis Rossi: Aqueles olhos azuis atacam de novo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.