São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAVESSIA

Empresário bate recorde na travessia entre Inglaterra e França

Carro anfíbio cruza canal da Mancha

DA REDAÇÃO

Vestindo paletó e gravata-borboleta, o britânico Richard Branson quebrou ontem o recorde de travessia com veículo anfíbio do canal da Mancha entre Inglaterra e França.
Branson, presidente do Grupo Virgin, um dos maiores do mundo, completou as 22 milhas (35 quilômetros) entre as cidades de Dover e Calais em apenas uma hora, 40 minutos e seis segundos, com o seu veículo anfíbio Gibbs Aquada.
Um dia após a vitória da França sobre a Inglaterra na Eurocopa de futebol, Branson determinou o novo recorde, que é pelo menos quatro horas mais rápido que o antigo, estabelecido por dois franceses em 1960.
As condições do canal não estavam muito desafiantes, com poucas ondas e vento fraco, mas não minimizaram o feito, que fez parte das celebrações do 20º aniversário da Virgin Atlantic, a companhia aérea de propriedade de Branson.
O veículo faz 100 milhas por hora -o equivalente a 160,9 km/h- em terra, o que já merece crédito, e ainda mais impressionáveis 30 milhas por hora (ou 48,2 km/h) na água. Foram precisos 70 engenheiros e sete anos para construí-lo.
A transformação de carro esporte para um "barco de velocidade" leva poucos segundos: o motorista aperta um botão e as rodas são tracionadas para o lado do veículo.
O empresário, que ficou conhecido como aventureiro devido às sua viagens de balão, está incluindo na sua frota de 250 limusines mais três Aquadas, para fazer a travessia de seus clientes do centro de Londres ao aeroporto de Heathrow. O Gibbs Aquada está à venda ao público por US$ 135 mil.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Europa: Após fiasco eleitoral, UE tenta aprovar Carta
Próximo Texto: Panorâmica - EUA: União gay faz Bush pedir ação do papa, diz revista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.