São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REINO UNIDO

Brown anuncia investigação sobre guerra do Iraque

DA REDAÇÃO

O premiê britânico Gordon Brown deve anunciar amanhã a abertura de uma investigação sobre a participação do Reino Unido na Guerra do Iraque, em 2003. De acordo com fontes do governo, Brown irá propor um inquérito sigiloso, que tramite a portas fechadas, sem a interferência da imprensa ou da opinião pública.
Famílias dos soldados mortos no Iraque reagiram à proposição e pressionam por uma investigação aberta e pública.
Segundo reportagem do jornal "The Guardian", a estrutura sugerida seria "similar, mas não idêntica" à da sindicância realizada em 1982, sobre a Guerra das Malvinas.
No sábado, a comissão de familiares dos soldados ameaçou sair às ruas para protestar caso as investigações do ato mais controverso da gestão trabalhista sejam mantidas sob sigilo.
As pressões só intensificam os problemas políticos enfrentados pelo primeiro-ministro, que se acirraram em maio com o escândalo dos gastos do Parlamento revelado em reportagem do jornal "Daily Telegraph".
Líder do Partido Liberal Democrata (oposição), Nick Clegg declarou que irá boicotar todo o inquérito, caso ele não seja aberto. Clegg também disse que, se não houver acesso total aos documentos, a investigação não será mais do que um blefe.
"Se não houver uma revisão, não iremos participar. Estamos falando do maior erro de política externa desde Suez", disse.


Texto Anterior: EUA apoiam discurso de israelense
Próximo Texto: Reencontro: Cubana chega à Argentina após esperar 15 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.