São Paulo, segunda-feira, 15 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA apoiam discurso de israelense

DE NOVA YORK

A Casa Branca divulgou ontem comunicado oficial em que saúda o discurso em que o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse aceitar um Estado palestino desmilitarizado.
De acordo com nota do porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, o presidente Barack Obama saúda o "importante passo" presente no discurso de Netanyahu. "O presidente está comprometido com os dois Estados, o Estado judeu de Israel e o independente palestino".
Segundo o comunicado, Obama acredita que a solução pode e deve assegurar a segurança de Israel e atender as legítimas aspirações palestinas por um Estado viável. Diz ainda que continuará trabalhando com todas as partes para que elas cumpram suas obrigações e as responsabilidades necessárias para alcançar uma solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos e para que seja alcançada a paz na região.
As declarações de Netanyahu podem ser vistas como uma resposta ao discurso de Obama há pouco mais de uma semana no Cairo.
Obama havia proposto um novo começo para as relações entre os EUA e o mundo muçulmano, com direito a defesa da existência da Palestina e críticas ao expansionismo israelense.
Porém o plano de Netanyahu não atende a uma das principais cobranças feitas pelo governo Obama -o fim dos assentamentos. O premiê afirmou que os assentamentos existentes deveriam ter permissão para crescer.
(JANAINA LAGE)



Texto Anterior: Palestinos rejeitam condições de Israel
Próximo Texto: Reino Unido: Brown anuncia investigação sobre guerra do Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.