São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Brunerie é anti-Ocidente

DE PARIS

A polícia francesa identificou o atirador Maxime Brunerie como sendo membro do movimento estudantil de extrema direita Grupo União Defesa (GUD), cujo quartel general fica na faculdade de direito da Universidade Paris 2 - Pantheon-Assas, em Paris.
Fundado em 1968, ano em que ocorreram as rebeliões estudantis de esquerda, o grupo escolheu a faculdade devido à sua inclinação política mais à direita. Atualmente faz parte do reagrupamento de extrema direita Unidade Radical.
O GDU é também chamado Grupúsculo dos Deuses ou Waffen Assas, em referência a sua ideologia neonazista. É renomado por ações violentas, ao agredir estudantes e depredar locais.
O grupo é um dos vários de extrema direita que têm reunido jovens na França. A maioria deles apoiou Jean-Marie Le Pen à Presidência, nas eleições de abril/maio.
Os grupos neofascistas e neonazistas são nacionalistas, anti-semitas, antiamericanos, anticapitalistas e antiglobalização. Para o grupo Ordem Nova o mundo atual é uma "sociedade do espetáculo" -conceito criado pelo marxista Guy Debord. O Unidade Radical prega: "Nosso inimigo é o sistema ocidental."


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Le Pen crê não haver complô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.