|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Sistema de alerta controla pressão
DA REDAÇÃO
A despressurização dentro de
uma aeronave pode ser súbita ou
ocorrer lentamente devido a um
vazamento. "Mesmo uma súbita,
em que ocorre grande fuga de ar,
não faz o avião cair", diz o engenheiro e especialista em aviação
Ernesto Klotzel, que afirma existirem vários sistemas de alerta e de
controle automático quando há
problemas de pressão no avião.
"Dificilmente há problema com
o ar-condicionado", diz. "Crítico
é quando, de repente, abre-se um
rombo no avião e há perda violenta de pressão. A cabine fica sob
névoa, perde temperatura e o ar
úmido condensa. É um caos. Se
for uma [despressurização] leve, a
pessoa não vai ficar azul."
O frio na cabine sugere que "a
tripulação pode ter sofrido com a
falta de oxigênio", diz David Kaminski Morrow, editor da revista
britânica "Air Transport Intelligence", para quem as perguntas-chave são "sob qual altitude tudo
isso estava acontecendo".
Numa situação como essa, diz
Klotzel, o piloto deve iniciar uma
descida rápida para chegar a uma
altitude em que possa respirar
sem máscara, a 3.000 metros.
"É pouco provável que só a perda da pressão na cabine causasse
tal incidente. Há fatores contribuintes", comentou Daniel Holgten, da Agência Européia de Segurança na Aviação.
"Parece que o avião estava no
piloto automático", disse o porta-voz da Helios Marios Konstantinidis. Klotzel lembra um acidente
similar ocorrido nos EUA em
1999. Um Learjet-35 privado perdeu pressão e deixou o golfista
Payne Stewart e quatro outros
passageiros inconscientes. O
avião seguiu no piloto automático
e pousou num campo. Todos
morreram por asfixia e congelamento. (MARGARETE MAGALHÃES)
Com agências internacionais
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Iraque sob tutela: Impasse ameaça atrasar nova Constituição Índice
|