São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Estudantes chilenos compram carro novo para aposentada

La Tercera
Aposentada recebe carro novo de manifestantes após ter o seu queimado em protestos

LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES

Estudantes chilenos fizeram uma "vaquinha" para comprar um carro novo para uma mulher que teve o veículo incendiado após distúrbios em protesto em Valparaíso.
Após quase dois meses de campanha, que incluiu a organização de festas e rifas, os estudantes arrecadaram o equivalente a R$ 14 mil. Anteontem, entregaram o automóvel para a aposentada Mary Hitchman.
Em julho, Hitchman parou o carro numa rua de Valparaíso para fazer compras. Minutos depois, o veículo foi virado e incendiado.
"Atos como esse causam um dano gigante ao movimento estudantil", disse Pablo Ramírez, presidente da Federação dos Estudantes da Universidade Técnica Federico Santa María, justificando a realização da campanha para ressarcir a aposentada.
Tia Mary, como ela foi batizada pelos estudantes, chegou a participar de alguns dos eventos da campanha e disse ser entusiasta da "primavera-inverno" de protestos dos estudantes chilenos.
Além de veículos, lojas e praças acabaram depredadas durante os protestos estudantis no Chile, sobretudo a partir de julho, quando se intensificaram os confrontos entre os jovens e a polícia.
Os estudantes denunciaram que encapuzados se infiltraram nos protestos para cometer atos de vandalismo.
Para não manchar a imagem do movimento estudantil, Camila Vallejo, a principal liderança dos protestos, havia anunciado que eles iriam organizar campanhas para ressarcir quem teve algum prejuízo por causa dos distúrbios.
Os estudantes estão em greve desde meados de maio para exigir melhorias na qualidade da educação pública, entre outras reivindicações.



Texto Anterior: Foco: Espanhóis voltam ao campo, tomando lugar de africanos
Próximo Texto: Para Israel, Palestina afrontaria a ONU
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.