São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Eleita quer marcar diferenças em relação a Bush

Democratas dos EUA elegem pela 1ª vez mulher para liderar partido

DA REDAÇÃO

A deputada californiana Nancy Pelosi, 62, do Partido Democrata, se tornou ontem a primeira mulher a liderar um partido no Congresso dos EUA. Veterana, há 16 anos no Congresso, ela pretende resgatar valores mais liberais do partido, que teve guinada para o centro nos últimos anos.
A nova líder dos democratas, que representa um distrito liberal de San Francisco (Califórnia), é uma das mais árduas opositoras de uma possível ofensiva americana ao Iraque. Ela também discorda da maneira como está sendo implantado o Departamento de Segurança Nacional.
"Devemos ter as nossas próprias posições", afirmou a deputada. Ela discorda de parlamentares mais conservadores do Partido Democrata que preferem caminhar mais para o centro, concordando em vários temas com os republicanos.
Pelosi irá substituir, em janeiro, o deputado Richard Gephardt, do Missouri, que, após oito anos liderando o partido, decidiu não se candidatar após derrota nas eleições legislativas deste mês.
"Estou confiante de que, com a vitória dela, iremos reconquistar a maioria na Câmara em 2004", afirmou Gephardt. Nas eleições realizadas no dia 5, os republicanos aumentaram ainda mais a maioria na Câmara.
A deputada foi escolhida por 177 votos, contra 29 de Harold Ford, do Missouri. Caso vencesse, ele seria o primeiro negro no comando de um partido.
Ford decidiu concorrer apenas na sexta-feira passada, após Marcy Kaptur, de Ohio, desistir de disputar a liderança.
Pelosi disse que não concorreu como "uma mulher, mas sim como uma legisladora experiente". Mas ela fez questão de frisar que as mulheres tiveram de esperar mais de 200 anos para alguém desse sexo liderar um partido.
A vitória de Pelosi acontece um dia depois de o Partido Democrata decidir manter o senador Tom Daschle,de Dakota do Sul, na liderança do partido, agora minoritário, no Senado.
Os republicanos reelegeram como presidente da Câmara o deputado Dennis Hastert, de Illinois. No Senado, o líder do partido continuará sendo Trent Lott, do Mississippi.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Bush e Congresso fazem acordo para investigar 11 de setembro
Próximo Texto: Panorâmica - Terror: EUA pedem vigilância antiterrorista conjunta na região da tríplice fronteira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.