São Paulo, domingo, 15 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMENTÁRIO

EUA e Iraque têm razão

SÉRGIO MALBERGIER
da Redação

O Iraque acusa os EUA de prolongarem as sanções contra o país por razões políticas -eles querem a queda do ditador Saddam Hussein. Os EUA dizem que Saddam ainda tem armas de destruição em massa ou a capacidade para produzi-las. Os dois argumentos parecem corretos.
Saddam assumiu o poderem 1979. Em 1980, incentivado pelos EUA, invadiu o Irã. Em 1990, endividado pela guerra anterior, invadiu o Kuait. Cercado de inimigos, ele não sobrevive sem armas. E ele tem um vasto país para escondê-las.
Os inspetores da ONU encarregados de eliminar o arsenal iraquiano já visitaram centenas de instalações em quase oito anos. Mas é sempre possível descobrir um componente químico para uso civil com potencial para ser uma arma letal.
Por isso, Bagdá tem razão ao dizer que não vê "luz no fim do túnel" das intermináveis inspeções e sanções. Elas são a única arma dos EUA para conter Saddam.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.