São Paulo, segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

XENOFOBIA

Morre equatoriano agredido com garrafa e taco em NY

DA REDAÇÃO

Cinco dias depois de haver sido espancado com um taco de beisebol e uma garrafa no bairro do Brooklyn, em Nova York, o imigrante equatoriano José Sucuzhañay, 31, morreu na noite de sexta-feira num hospital da cidade, enquanto sua mãe viajava do Equador para vê-lo, divulgou ontem a família.
Sucuzhañay foi agredido na madrugada do último dia 7 por três homens, ao voltar para casa de um bar. Ele caminhava de braços dados com seu irmão, Romel, quando os três agressores saíram de um carro e começaram a gritar insultos racistas contra hispânicos e homossexuais.
Um deles quebrou uma garrafa na cabeça de Sucuzhañay, que caiu no chão. Um segundo agressor chutou-o e atacou-o com um taco de beisebol, até que o irmão-que não se feriu gravemente- disse que chamaria a polícia de seu celular. Os três homens então voltaram ao carro e foram embora.
Depois de sofrer fraturas no crânio e dano cerebral maciço, Sucuzhañay teve morte cerebral decretada na terça-feira. Ele tinha dois filhos, de 11 e cinco anos, que vivem no Equador com os avós, e estava em Nova York havia dez anos. Foi garçom por sete anos, até obter licença para abrir uma imobiliária. Seus vizinhos disseram ao "New York Times" que ele era estimado porque os ajudava a conseguir casas com preços acessíveis.
A polícia, que ainda não prendeu nenhum suspeito, fez o retrato falado de um deles e ofereceu recompensa de US$ 22 mil para quem oferecer informações sobre seu paradeiro. "É perturbador, estamos há uma semana sem novidades sobre os assassinos", declarou Diego, outro irmão da vítima.
É o segundo caso recente de agressão fatal a imigrantes equatorianos na cidade. Há um mês, um outro homem foi morto em Long Island por um grupo de adolescentes, também identificados como anti-hispânicos.


Texto Anterior: Chefe-de-gabinete também discutiu sucessor de Obama
Próximo Texto: Frente a caos no país, presidente destitui premiê
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.