UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAPALHADA

Presidente enfrenta gafes na primeira viagem como chefe de Estado

Lula é chamado de "José Inácio"

Martín Bernetti/France Presse
Chávez, Fidel e Lula conversam no Congresso equatoriano, ao lado do príncipe espanhol Felipe


DO ENVIADO ESPECIAL

Luiz Inácio Lula da Silva teve de enfrentar gafes e mudanças inesperadas no protocolo em sua primeira viagem oficial ao exterior como presidente.
Houve problemas logo na chegada à base aérea de Quito, de manhã. Devido a um atraso no avião do presidente Hugo Chávez, que vinha antes da aeronave brasileira, Lula teve de ficar sobrevoando a cidade durante 15 minutos. O cerimonial se confundiu com o atraso e hasteou a bandeira brasileira quando, na verdade, quem chegava era Chávez. A bandeira estava incompleta -de um lado, não havia o círculo azul.
Ao entrar no Congresso para a posse de Lucio Gutiérrez, Lula foi ovacionado pelo público. Sentou-se com o ditador de Cuba, Fidel Castro. Houve um coro único: "É Lula, Fidel, Chávez, Lucio, a América Latina vive".
O brasileiro, no entanto, não escapou de uma saia justa. Foi chamado de "José Inácio da Silva" pelo mestre de cerimônias da posse. Respondeu com um sorriso.
O semblante do presidente mudou minutos depois, quando, ao iniciar seu discurso, Gutierrez repetiu a gafe. Dessa vez, Lula manteve-se sério. (FZ)


Texto Anterior: Venezuela: Brasil e EUA integram "grupo de amigos"
Próximo Texto: Proposta americana é "melhor", diz oposição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.