São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Tempestade de neve mata 36 em seis Estados americanos

DA REDAÇÃO

Uma tempestade de neve provocou a morte de 36 pessoas e deixou centenas de milhares sem eletricidade em seis Estados norte-americanos desde a última sexta-feira.
O Estado mais atingido até o momento é Oklahoma, onde ao menos 15 morreram e 230 pessoas receberam tratamento médico por lesões causadas pela tormenta.
Anteontem, o presidente George W. Bush declarou estado de emergência nessa região e autorizou a liberação de ajuda federal para a retirada da neve, do gelo e da água após quatro dias seguidos de tempestade.
Houve ainda ao menos oito mortos no Missouri, cinco em Iowa, três no Texas, quatro em Nova York e um no Maine.
Ontem, o fenômeno se movimentava em direção à costa leste do país, e a região da Nova Inglaterra e partes do Michigan já registravam neve de mais de 30 centímetros de altura. No Maine, escolas e comércio foram fechados.
Com uma pequena melhora no tempo na manhã de ontem, o Missouri tentava restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 330 mil residências e estabelecimentos comerciais.
Membros da Guarda Nacional foram de porta em porta verificar a situação de moradores das áreas mais afetadas.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, as fortes chuvas se estendiam ontem do vale do Mississippi ao vale de Ohio.
Apenas no Texas o mau tempo provocou a suspensão de 160 vôos no aeroporto de Dallas-Forth Worth ontem, depois de mais de 400 vôos cancelados na véspera, segundo o porta-voz Ken Capps.
Em Oklahoma, 7 das 15 mortes ocorreram em um acidente com uma minivan que levava 12 pessoas e se chocou com um caminhão.
O frio também castigou moradores do outro lado do país. Em Los Angeles, a temperatura atingiu o nível mais baixo jamais registrado em um mês de janeiro, com 2,2 C no domingo.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Irã: Gates diz que reforço no Golfo é para conter Teerã
Próximo Texto: EUA prometem encontro de Israel e palestinos; colônia é ampliada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.