São Paulo, quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LÍBANO

Atentado a carro da Embaixada dos EUA mata três em Beirute

DA REDAÇÃO

Ao menos três pessoas foram mortas ontem em Beirute, em uma explosão que atingiu um veículo da Embaixada dos EUA no Líbano.
Segundo o porta-voz do Departamento de Estado americano, Sean McCormack, nenhum dos dois ocupantes do carro -ambos funcionários libaneses da embaixada- morreu; o motorista ficou levemente ferido. Os mortos no atentado -quatro segundo o Departamento de Estado, três segundo autoridades libanesas- eram libaneses que estavam próximos ao carro no momento. Cinco outras pessoas ficaram feridas.
Segundo a agência Associated Press, a polícia diz que a bomba, na beira da estrada que corta o bairro cristão de Dora-Karantina, foi detonada quando o veículo passou por ela. O premiê do Líbano, Fuad Siniora, convocou uma reunião emergencial de gabinete após o atentado.
Desde 23 de novembro do ano passado com um presidente interino, o Líbano enfrenta uma crise política marcada pela dificuldade dos parlamentares pró e contra a Síria de chegar a um acordo sobre quem ocupará definitivamente a Presidência.
Um outro reflexo das diferenças político-religiosas é a violência que tem tomado as ruas de Beirute, principalmente por meio de atentados a alvos anti-Síria. No último deles, em 12 de dezembro de 2007, o general-brigadeiro François al Hajj e seu guarda-costas foram mortos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Incursão israelense em Gaza mata 18 palestinos
Próximo Texto: França: Filho de Sarkozy sofre ameaças de morte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.