São Paulo, terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Choque de trens mata 18 no pior acidente na Bélgica desde 1974

Colisão no horário de pico fez 162 feridos; suspeita é que houve avanço do sinal vermelho

DA REUTERS

Dois trens metropolitanos se chocaram na manhã de ontem perto de Bruxelas, em um acidente que deixou ao menos 18 mortos e que resultou na suspensão temporária dos serviços de transporte ferroviário entre Bélgica, França e Reino Unido, operados pela Eurostar pelo canal da Mancha.
O acidente ocorreu na aldeia de Buizinger, a 15 km de Bruxelas. Havia entre 200 e 300 passageiros nos trens na hora do choque, às 8h30 da manhã (locais) -horário de pico-, e 162 deles ficaram feridos. Alguns passaram horas presos nas ferragens, sob as baixas temperaturas do inverno europeu.
"Os dois primeiros vagões ficaram totalmente esmagados", disse o passageiro Hambaoui Mounir, 37. "Eu estava no vagão de trás. O trem caiu para um lado, as pessoas foram derrubadas, e não havia ar."
Trata-se do acidente ferroviário mais letal da Bélgica desde 1974, quando um descarrilhamento deixou também 18 mortos.
O governador da Província de Brabante Flamengo, Lodewijk De Witte, disse que aparentemente um dos trens havia passado no sinal vermelho. Mas a SNCB, empresa que opera o serviço, disse que ainda não se sabia a causa do acidente.


Texto Anterior: UE: Brasil tem papel-chave no impasse com Teerã, afirma chanceler
Próximo Texto: Otan sofre resistência em ação no sul afegão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.