São Paulo, domingo, 16 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANIFESTAÇÃO

Polícia prende 46 na Malásia

das agências internacionais

A polícia da Malásia disparou bombas de gás e jatos de canhões de água contra centenas de manifestantes que protestavam no primeiro aniversário da condenação do ex-vice-primeiro-ministro Anwar Ibrahim.
Foram presos 46 manifestantes, desalojados à força da principal mesquita da capital, Kuala Lumpur, escolhida como ponto de encontro pelos organizadores da manifestação. A intervenção policial abortou o plano dos manifestantes de saírem em passeata até o palácio real, onde entregariam um abaixo-assinado em que pediriam a libertação de Anwar.
O ex-dirigente foi condenado por corrupção a seis anos de prisão em abril do ano passado.
A decisão foi qualificada pela oposição como uma tentativa de conter a abertura política de um regime há 19 anos chefiado pelo primeiro-ministro Mahathir Mohamad, 74, reconduzido em novembro último em eleições a seu quinto consecutivo mandato.
Anwar se tornou o virtual líder da oposição, acusando o governo de se opor à abertura democrática porque ela traria à luz esquemas de corrupção profundamente arraigados no país. Os partidos de oposição condenaram ontem o que qualificaram de "uma demonstração gratuita de força".


Texto Anterior: Disputa: Parentes detêm Elián contra a lei
Próximo Texto: Eleições: Peruanos debatem legado de Fujimori
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.