São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zapatero diz que será firme na guerra ao terror

DA REDAÇÃO

O futuro premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, 43, prometeu ontem combater duramente o terrorismo internacional, mas manteve sua promessa de retirar as tropas espanholas do Iraque se a ONU não estiver no comando dos esforços de reconstrução do país até 30 de junho.
O líder socialista descreveu as grandes linhas de seu governo, que, segundo analistas, será bem diferente do ainda premiê José María Aznar (conservador). Zapatero discursou no Parlamento, em Madri, no início dos debates que deverão confirmá-lo no posto de premiê, já que seus aliados são majoritários na Casa.
Eleito três dias depois dos atentados de Madri, que mataram 191 pessoas em 11 de março passado, Zapatero repetiu suas promessas de campanha, incluindo sua intenção de desbloquear as negociações sobre a Constituição européia. Ainda ontem, a Polônia, aliada da Espanha na interrupção das negociações, deu a entender que também poderá facilitar a busca de um consenso.
Diante de dúvidas internas e externas sobre sua atitude em relação às ameaças atuais à segurança da comunidade internacional, Zapatero demonstrou tanta firmeza quanto seus detratores conservadores.
"Meu governo terá como seu primeiro objetivo o combate sem descanso ao terrorismo, a qualquer forma de terrorismo, a todas as formas de terrorismo", afirmou Zapatero, que venceu o candidato de Aznar, Mariano Rajoy, no pleito espanhol. Ele teve 43% dos votos, contra 38% de Rajoy.
Sua vitória foi inesperada. Segundo analistas, ela teve como razões o descontentamento popular com o apoio de Aznar à Guerra do Iraque, o forte comparecimento às urnas e o modo como o ainda premiê lidou com os atentados de Madri, afirmando, inicialmente que eles foram cometidos por terroristas bascos, não islâmicos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Garoto-propaganda: Foz usa Bin Laden para atrair turistas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.