São Paulo, sexta-feira, 16 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GAROTO-PROPAGANDA

Campanha explora imagem do terrorista

Foz usa Bin Laden para atrair turistas

Reprodução/France Press
Um dos folhetos da campanha de Foz com Bin Laden


JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Um grupo de jornalistas de Foz do Iguaçu (PR) criou uma campanha publicitária que explora os rumores de que o terrorista saudita Osama bin Laden passou pela cidade há alguns anos.
O objetivo era atrair turistas, cuja freqüência caiu após o 11 de Setembro -a cidade, que tem grande comunidade muçulmana, é apontada pelos EUA como fonte de financiamento de grupos terroristas.
Segundo Rogério Romano Bonato, da ONG Amigos de Foz Contra o Terrorismo na Informação, a presença de Bin Laden em Foz "só existiu na mídia americana e foi reproduzida pela mídia brasileira".
Outras fases da campanha exploraram também as visitas do ex-presidente dos EUA Bill Clinton (1993-2001) e do premiê britânico Tony Blair à cidade. Mas foram as peças com Bin Laden que fizeram sucesso. Bonato diz que a ONG não gastou "nenhum centavo" para ver a campanha reproduzida por 170 jornais do mundo, especialmente da Europa.
Os efeitos da publicidade são mostrados em números pelo secretário municipal de Turismo de Foz, Airton José de Jesus, 39, que aponta um crescimento de 36% de visitantes à cidade em relação ao mesmo período do ano passado.


Texto Anterior: Zapatero diz que será firme na guerra ao terror
Próximo Texto: Iraque ocupado: Iraquianos matam diplomata iraniano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.