São Paulo, segunda-feira, 16 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

[+]saiba mais

Academia visa debate islã-Ocidente

DO ENVIADO A AMÃ

Fundada em 1999, a Academia da Latinidade reúne intelectuais de diversas nacionalidades, sobretudo de países de origem latina, para discutir a relação entre o Ocidente e o islã. Neste ano, o encontro é realizado em Amã, capital da Jordânia, entre os dias 14 e 17 deste mês.
O tema da é "O "universal" nos direitos humanos: uma precondição para o diálogo entre culturas".
O objetivo da conferência de Amã é buscar na noção de direitos humanos um denominador comum a partir do qual se possa estabelecer um encontro positivo entre esses dois "mundos". Nesse contexto, a noção de "latinidade" aparece como uma alternativa ocidental à hegemonia norte-americana.
Participam do encontro o filósofo Alain Touraine e Mario Soares, o ex-presidente de Portugal e outros. Entre os brasileiros, há os sociólogos Candido Mendes, secretário-geral da academia, Helio Jaguaribe, decano do Instituto de Estudos Políticos e Sociais, e outros.
Também participam do encontro intelectuais muçulmanos, como Mohammed Arkoun, professor emérito de história do pensamento islâmico na Sorbonne (Paris). (UM)


Texto Anterior: Direitos humanos dividem islâmicos
Próximo Texto: França: Bayrou cai; candidatos negam alianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.