São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGREJA

Pontífice faz 82 anos no sábado

Papa volta a rejeitar a hipótese de renunciar

DA REUTERS

Centenas de ex-prostitutas foram à praça São Pedro (Vaticano) ontem, onde líderes de todo o mundo se reuniram para combater a escravidão, para assistir à audiência geral de João Paulo 2º, que faz 82 anos no sábado. O papa sugeriu que não pretende se aposentar apesar de problemas de saúde.
No fim da audiência, o pontífice saudou as ex-prostitutas vindas da África, da Ásia e do Leste Europeu e que foram vítimas do tráfico de "escravas brancas".
"Enquanto asseguro que vocês estão em minhas orações, encorajo-as a seguir com fé pelo caminho da liberdade", disse o papa quando uma delas, uma jovem albanesa, ajoelhou-se diante dele.
O pontífice voltou a rejeitar a possibilidade de renunciar a seu cargo. "Confio em seu apoio espiritual para dar continuidade com lealdade ao ministério que o Senhor me deu", disse ele a milhares de fiéis reunidos na praça.
Um agravamento de seu quadro de artrite forçou o papa a cancelar compromissos na semana da Páscoa, em março. Mas ele já retomou muitas de suas atividades apesar de dificuldades para andar. Ontem, recebeu ajuda para conseguir sentar em sua cadeira.
Na próxima semana, o pontífice deve retomar suas viagens internacionais após oito meses. Ele irá ao Azerbaijão e à Bulgária.
Sua saúde tem piorado desde o início da década de 90, quando sintomas do mal de Parkinson começaram a aparecer. Ele teve um tumor no cólon removido em 1992, deslocou o ombro em 1993 e quebrou o fêmur em 1994.



Texto Anterior: América Latina: Bush quer apertar ainda mais o cerco a Cuba
Próximo Texto: Panorâmica - França: Chirac chefiará nova pasta de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.