São Paulo, domingo, 16 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Korei e Powell reúnem-se pela primeira vez

DA REDAÇÃO

O premiê palestino, Ahmed Korei, reuniu-se ontem com o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell. Foi o encontro mais importante de Korei desde sua posse, em novembro. Powell sugeriu à liderança palestina que "aproveite a oportunidade" que pode surgir do plano de Sharon de se retirar de Gaza para dar uma nova dinâmica ao processo de paz.
Os palestinos querem a saída de Israel de Gaza, mas no contexto de um acordo amplo, que inclua a devolução de outros territórios.
Sharon pretendia retirar 7.500 colonos que vivem em Gaza, assim como as tropas que os protegem. A retirada faria parte de um plano de separação unilateral de Israel dos palestinos, devido ao bloqueio do processo de paz. Segundo Sharon, a saída de Gaza aumentaria a segurança de Israel.
Seu plano foi rejeitado num referendo de seu partido, o Likud (centro-direita). O premiê disse que reapresentará o plano -apoiado pelos EUA, pela União Européia, pela ONU e pela Rússia (o Quarteto) e, segundo pesquisas, pela maioria dos israelenses- com modificações.
Para os palestinos, o plano unilateral de Sharon permitirá que Israel reforce seu controle sobre a Cisjordânia, onde vivem cerca de 230 mil colonos judeus.
Powell afirmou que os EUA continuam comprometidos com a existência de dois Estados -Israel e um Estado palestino. Os EUA exigem que os líderes palestinos reprimam os terroristas como precondição para negociar.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel ataca alvos do Jihad Islâmico em Gaza
Próximo Texto: Guerra sem limites: Americanos enfrentam dilema da tortura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.